Reflexão: A vaquinha e o precipício


Olá famílias tudo bem?
 
Sou daquelas que ama uma mensagem bonita que pode trazer reflexão para nossa essência e para a vida. Por isso, resolvi compartilhar uma mensagem reflexiva que eu conheci há alguns anos e sempre utilizo com amigos que estão precisando repensar e tomar atitudes.
 
Você conhece a "Parábola da Vaquinha e o precipício"?
 
PARABOLA A VACA E O PRECIPICIO

 

Um mestre passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer-lhe uma breve visita. Durante o percurso, ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também, com as pessoas que mal conhecemos.

Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, os moradores – um casal e três filhos – vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então, aproximou-se do senhor e perguntou-lhe: 

– Neste lugar, não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como a sua família sobrevive aqui?

O senhor respondeu:

– Nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite. Uma parte do produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por comida e a outra produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo. O sábio agradeceu, se despediu e foi embora.

No meio do caminho, voltou ao seu discípulo e ordenou-lhe:

– Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e jogue-a.

O jovem arregalou os olhos e questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família; mas, como percebeu o silêncio do seu mestre, cumpriu a ordem: empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.

PARABOLA A VACA E O PRECIPICIO

 
Anos depois, ele resolveu largar tudo e voltar àquele lugar, pedir perdão e ajudar a família. Quando se aproximou, do local avistou um sítio bonito, com árvores floridas, carro na garagem e crianças brincando no jardim. Ficou desesperado, imaginando que a família tivera de vender o sítio para sobreviver. Chegando lá, foi recebido por um caseiro simpático, a quem perguntou sobre as pessoas que ali moravam.

Ele respondeu:

– Continuam aqui.

Espantado, entrou correndo casa adentro e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha):

– Como o senhor melhorou o lugar e agora está bem?

O senhor, entusiasmado, respondeu: – Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos de fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos e, assim, alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora.
 

PARABOLA A VACA E O PRECIPICIO
 


MOMENTO REFLEXÃO (")

Muitas vezes temos que nos desvencilhar do que estamos habituados para podermos conhecer nossas verdadeiras habilidades. Cada dia, é uma oportunidade de refletirmos sobre a “nossa” vaquinha e empurrá-la morro abaixo.
 
Na verdade, a pergunta que precisa ser feita é: o que me impede de empurrar minha vaquinha e buscar realmente o que me faz feliz? Essa é a verdadeira reflexão e a resposta normalmente está relacionada ao medo, ao comodismo, à dificuldade em começar de novo, à dificuldade de tomar iniciativa.
 
Justamente por isso, o mestre mandou o aprendiz jogar a vaquinha no precipício, pois ele sabia que se dependesse de ultrapassar todas as barreiras, a família rural continuaria do mesmo jeito a vida inteira.
 
Vou fazer algumas perguntas para você refletir e responder:
- O que é a vaquinha da sua vida?
- O que é o precipício da sua vida?
- Qual o real desejo de felicidade e de realização você tem?
- Como você poderia buscar realizar esses seus desejos?
 
Lembre-se que para todo bônus tem um ônus e há sempre uma perda. Muitas vezes perda de dinheiro, de privilégios, de status, de convívio familiar, de amigos por perto, de um amor. Sempre há algo a perder!
 
Mas se o objetivo é a busca pela felicidade esse deve ser o foco do processo. Saiba avaliar os pontos positivos do processo de mudança e gerenciar os pontos negativos buscando estratégias de encarar os novos desafios.
 
Vamos! Siga! Vá! Enfrente!
Jogue sua vaquinha no precipício!!!!
 
 
Beijos e até a próxima
 
 
 

BLOG MAESPECIALISTA













Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook - Mãespecialista

Siga nosso Instagram - @maespecialista

Siga nosso Pinterest - Mãespecialista
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário