Quando levar o bebê ao dentista?


Olá famílias tudo bem?
Umas das minhas dúvidas com meus filhos era quando eu preciso levar meu bebê ao dentista? Quando começar a escovar os dentinhos e cuidar da saúde bucal deles?  
Para ajudar a resolver essas questões e indicar quais os cuidados corretos nessa fase de desenvolvimento das crianças, eu convidei a odontopediatra dra Vanessa Cristina do Prado Reis do instagram @tiavanessaodontopediatra.
Vamos aprender juntos? Bora lá!

QUANDO LEVAR OS BEBES AO DENTISTA

 

A visita do bebê ao odontopediatra se faz necessária desde o seu nascimento, deve ser uma rotina, assim como sua ida ao pediatra e demais especialistas. Quando a mamãe se encontra gestante, é ideal que ela faça o pré-natal odontológico, para que sua saúde dental seja preservada e para que já comece também a ser orientada sobre a higiene oral do bebê.
Nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não possui dentes, a limpeza da sua boquinha, não precisa ser um ato rotineiro, como era protocolo há um tempo atrás. Não há necessidade de limpeza da gengiva, principalmente se o bebê estiver realizando aleitamento materno exclusivo – sabemos que este garante uma proteção da boca do bebê. No entanto, se a mamãe não se sentir à vontade com essas orientações, ela pode proceder à limpeza da boca do bebê uma vez ao dia com gaze e água filtrada por todo o rebordo gengival e língua do bebê.

QUANDO LEVAR O BEBE AO DENTISTA
 
Bebês em fase de nascimento de dentes sentem muito desconforto. É comum você perceber o choro, a irritação, a sialorréia (babar), diarreia (não há comprovação científica) etc. Nesse período se orienta o uso de mordedor de gel resfriado na geladeira. Ao ser mordido pelo bebê, o frio irá “anestesiar” sua gengiva e amenizar o incômodo. Pode-se utilizar também o uso de resfriar verduras duras e cruas, como cenouras, fazendo papel de mordedores. Essas recomendações muitas vezes são esquecidas pelo pediatra, por isso a importância de levar o bebê ao odontopediatra.
Vários sintomas como febre e diarreias, podem estar ou não associados ao aparecimento dos dentes, por isso, caso aconteçam, procure um médico, para que ele possa juntamente com o odontopediatra, fechar um diagnóstico e proceder aos cuidados necessários
Quando o primeiro dentinho aparecer na boquinha do bebê, aí sim deve acontecer uma limpeza verdadeira, isso acontece por volta dos 6, 7 meses (mas pode variar de bebê para bebê). A higienização deve ser feita com escova de dentes macia e pasta de dentes fluoretada a partir do primeiro dentinho. As dedeiras de silicone servirão apenas para auxiliar na limpeza e massagear a gengiva do bebê.  A escova irá também massagear a gengiva para aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes.

QUANDO LEVAR O BEBE AO DENTISTA
 
Muito importante que os pais atentem que o creme dental deve conter flúor na quantidade de 1000 a 1100 ppm e a quantidade deve ser referente ao tamanho de um grãozinho de arroz para crianças que não sabem cuspir, e um grãozinho de ervilha para crianças que já sabem cuspir.
O controle do uso de creme dental é importante, pois ingerir flúor em excesso não é saudável para os dentinhos. Ao longo do tempo, o flúor absorvido pelo organismo pode fazer com que os dentes permanentes nasçam com manchas e desenvolva a chamada e temida fluorose. Logo, o uso do creme dental, deve ser algo inspecionado por um adulto sempre, para evitar a ingestão.
Na visita ao odontopediatra, os pais receberão instruções também sobre dieta do bebê, aleitamento, alterações no freio lingual, uso ou não da chupeta, alterações na cavidade oral do bebê, em sua arcada, aparecimento dos primeiros dentinhos, dentre outros.
Leve seu filho ao odontopediatra e garanta saúde oral para seu filho desde sempre!!!!! Ele merece e você também!
Obrigada dra Vanessa pelas informações e dicas muito importantes. Só clicar no banner de apresentação da dra Vanessa e segui-la no Instagram.


QUANDO LEVAR OS BEBES AO DENTISTA

 
Se você tem dúvidas, sugestões ou dicas para post sobre odontopediatria, basta deixar na área dos comentários.
 
Beijos e até a próxima!
Blog Mãespecialista
 
 
 
  
Siga nossas redes sociais
Curta nosso Facebook - Mãespecialista
Siga nosso Instagram - @maespecialista
Siga nosso Pinterest - Mãespecialista
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário