Reflexão: Os três filtros


Olá famílias tudo bem?

Sou daquelas pessoas que ama ler uma mensagem interessante e refletir sobre o que ela pode me trazer de útil para vida. Então, vivo salvando e repassando mensagens reflexivas para quem também gosta.

Selecionei a mensagem Três Filtros para refletir um pouco sobre esse mundo de imagem e ostentação que estamos vivendo. Vou colocar a mensagem e após uma reflexão quer quero fazer com vocês.

Venha conversar e refletir comigo deixando seu ponto de vista na área dos comentários. Isso não é briga nem discussão, isso é conversa reflexiva ok?

 
Homem pensando e refletindo


 

‘Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:

– “Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?”

– “Espera um minuto”, respondeu Sócrates, “Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o “Teste do Filtro Triplo.”

– “Filtro Triplo?”

– “Sim,”, continuou Sócrates, “Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa idéia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo.” E continuou: “O primeiro filtro é a VERDADE”. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?

– “Não,”, disse o homem “o que acontece é que eu ouvi dizer que…”

– “Então,”, diz Sócrates,” não sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM?”

– “Não, muito pelo contrário…”

Três peneiras escritas verdade, bondade e utilidade
 

– “Então, continuou Sócrates, “Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?”

– “Não, acho que não…”

– “Bem, se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?” Concluiu Sócrates’.

(Autor Desconhecido)

homem com boca fechada

 

REFLEXÃO

Com a multiplicação das redes sociais e do acesso à internet, a maioria das pessoas tem pelo menos uma rede social. Teoricamente isso é ótimo porque aproxima as pessoas e divulga trabalhos, oportunidades e vidas. Essa última ao meu ver é a grande questão: vidas.

A necessidade de mostrar que vive em um mundo perfeito, principalmente na área da maternidade. A busca por uma expectativa muito fora da realidade e a crítica sem limites porque dizem que internet é terra de ninguém.

Todas as vezes que vou falar ou escrever algo para alguém, sendo privadamente e principalmente, na internet publicamente, eu penso nos três filtros: será que o que eu vou dizer é verdade, é bom e vai ser útil?

Dizer por dizer, dizer para ofender, dizer porque você acha que sabe tudo, dizer porque você acha que tem a fórmula certa para resolver o problema, dizer porque você acha que não vão descobrir que é você. Penso sinceramente, pra que? O que as pessoas querem alcançar com isso? Será que as pessoas estão com tanta dificuldade em manter relações sociais sadias que precisam descontar nas outras pessoas?

homem com boca de ziper e fechando a boca
 

Pense sempre antes de conversar ou falar algo para alguém, seja pessoal ou virtualmente: será que é verdade isso que estou dizendo, será que vai ser bom dizer isso para essa pessoa nesse momento, será que vai ser útil minha fala e que vai ajudar em algo.

Se sua fala (ou escrita) ou passar pelos três filtros, fique na sua e vá VIVER a vida. Cuide da sua vida, da sua família, dos seus amigos, do seu trabalho. Busque fazer algo que te faça feliz.

E você, o que quer refletir sobre essa mensagem hoje? Busquei esse foco porque tenho observado e ficado impressionada com a necessidade das pessoas em dizerem coisas ruins para as outras sem motivo.

Deixe sua opinião na área dos comentários.


* Todas as imagens desse post foram retiradas da internet. Caso alguma seja de sua autoria, entre em contato que terei prazer em dar os créditos.


Beijos e até a próxima!



 

           







Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook - Mãespecialista

Siga nosso Instagram - @maespecialista

Siga nosso Pinterest - Mãespecialista

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário