Como fazer uma boa introdução alimentar


Olá famílias tudo bem?
 

Uma das grandes preocupações de toda família quando tem um filho é a alimentação dele. Será que meu filho está comendo o que precisa, tudo que precisa, comida saudável. Como fazer uma introdução alimentar que dê resultados como boa alimentação e saúde do bebê.

Muitas dúvidas para cabeça de pais que buscam saúde e alimentação adequada para seus filhos.

A gente sabe que até os 6 meses de vida, o indicado pelo Ministério da Saúde e pela maioria dos pediatras é a amamentação exclusiva e isso vai sim ser diferencial na saúde do bebê. Mas e depois, como fazer uma boa introdução alimentar?

Para nos ajudar em todas as dúvidas, reflexões e questionamentos, convidei a Nutricionista Materno Infantil Gabriela Hurtado para um post bem interessante.

Vamos aprender juntos? Bora lá!

 
como fazer introdução alimentar de sucesso
 

 
Muitas pessoas se questionam quando e porque devemos começar a introduzir alimentos aos bebês. A criança se desenvolve muito rápido na fase inicial da vida. Ao chegar mais ou menos aos 6 meses o leite materno já não consegue suprir todas as necessidades do bebê e com isso devemos começar a introduzir alimentos. Não há certo ou errado em começar com fruta ou com comida salgada.          

A introdução de frutas é mais fácil porque o leite materno já possui paladar adocicado, o que fica mais atrativo para o gosto do bebê que ainda está começando a ser formado. As frutas podem ser oferecidas nos intervalos entre as mamadas. Não necessariamente haverá uma boa aceitação da criança ao primeiro contato com o novo alimento, afinal tudo é diferente do que ela já está acostumada. Não devemos desistir de introduzir algum alimento logo no primeiro momento. Os alimentos podem ser oferecidos em repetição por até 15 vezes antes de se concluir que de seu filho não gosta dele.

 
Ao chegar o sétimo mês, começamos a introduzir outro tipo de alimento, normalmente a comida salgada. As comidas salgadas devem ser oferecidas no almoço e com a melhora da aceitação, no jantar também.

 
como fazer introdução alimentar de sucesso

 

Tanto as frutas como as comidas salgadas podem ser apresentadas em forma de papas ou bem cozidas e cortadas em forma de dedo (método BLW), e com o desenvolvimento das crianças, crescimento dos dentes e melhora da pega esses alimentos devem ser oferecidos de formas mais consistentes. Lembrando que é muito bom estimular a mastigação da criança, até mesmo para que ela desenvolva melhor a fala.

 
Algumas observações importantes para essa etapa importante da vida é que os doces são proibidos até os 2 anos e sucos de frutas estão proibidos até 1 ano. Já as comidas salgadas devem ter um pouco de óleo, preferencialmente azeite, e uma pitada de sal.          

como fazer introdução alimentar de sucesso
 
 
 
Para saber mais dicas e informações sobre nutrição materno infantil basta seguir o Instagram da Gabriela Hurtado @nutrigabrielahurtado. Ela faz atendimento em Belo Horizonte na Clínica Bellê Age ou pelo contato (31) 98747-6474.

 

https://www.instagram.com/nutrigabrielahurtado/
 

 

Agradeço as informações da nutricionista Gabriela Hurtado e se você tiver mais dúvidas sobre nutrição materno infantil, basta nos enviar na área dos comentários.

 

Abraços e até a próxima!

 











 

Siga nossas redes sociais
Curta nosso Facebook - Mãespecialista
Siga nosso Instagram - @maespecialista
Siga nosso Pinterest - Mãespecialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário