5 Atividades Montessorianas produzidas em casa

Olá famílias tudo bem? Vocês sabem que sou uma super fã da Educação Montessori, inclusive vivenciando muitas atividades e conceitos do método por causa da escola dos meus filhos. Para ajudar as mamães, nossa colunista Pollyana Santagueda do blog Inspire-se Mamãe para dar dicas de cinco atividades montessorianas que podemos produzir em casa.

Então, vamos separar os materiais e partir para produção de materiais que são interessantes, lúdicos e trabalham o desenvolvimento das crianças atrelando prática com teoria que será aprendida mais tarde.



Se você também gosta do assunto, leia nossos textos sobre Educação Montessori:
Existem inúmeras atividades com base na pedagogia montessoriana, a venda no mercado, porém conseguimos adaptar algumas com o que temos em casa.

Venha conferir algumas ideias:

1. ALFABETO MÓVEL

Objetivo: atividade usada para formação de palavras.

Materiais: 1 caixa de ovos / alfabeto impresso de tamanho compatível com a atividade

Como fazer: Imprima, plastifique e recorte as letras. As letras devem ter cores diferentes, como consoantes em azul e vogais em vermelho. Coloque-as em ordem alfabética. Pinte a caixa de ovos com a tinta da cor de preferência. Escreva as letras do alfabeto na parte de cima de cada gomo da caixa de tinta.

Como brincar: Parear as letras do cartão com a letra do gomo da caixa de ovo, ou seja, colocar uma letra A onde tem o A na caixa de ovo. Em um segundo momento, utilizar as letras para formar pequenas palavras levando em conta o som das letras.




2. LETRAS DE LIXA

Objetivo: usado para trazer para sensibilidade dos dedos das mãos das crianças o formato das letras e ajudar na alfabetização.

Materiais: Papel cartão vermelho e azul ,  lixas de obra (a mais fina), papel contact

Como fazer: Pegar o molde da letra pela internet (ou fazer a mão se você for bom nisso), riscar e cortar o molde de cada letra do alfabeto. Colar as letras de lixa nos cartões sempre colocando as consoantes no papel azul e as vogais no papel vermelho. Passe contact no cartão completo para durar mais tempo.

Como brincar: Passar o dedo por cima da letra de lixa usando o tracejado indicado para escrita. Depois que a criança já estiver fazendo bem o traçado da letra, pode transcrever para a caixa de farinha ou areia.

.




3. VARAL DE ROUPINHAS

Objetivo: trabalhar a coordenação motora das crianças utilizando o movimento de pinça.

Materiais: roupinhas de boneca ou sobras de tecido, elástico, prendedor de roupas (se tiver mini pregadores melhor ainda), pote grande.

Como fazer: Prenda o elástico no pote e deixe à disposição para a criança pendurar as roupas.

Como brincar: Estimule a brincadeira de lavar e pendurar roupas, tirar as roupas do varal etc.




4. CAIXA DE PERMANENCIa

  1. Objetivo: desenvolver a coordenação motora e coordenação olho-mão da criança.
  1. Materiais: caixa de sapato pequena, uma bola
  1. Como fazer: Pegar a caixa de sapato e fazer um círculo na tampa onde será encaixada a bola. Colar uma caixa de fósforo na extremidade de onde ficou a tampa da parte debaixo da caixa (para que ao colocar a bola no buraco, a mesma já desça para a parte sem tampa). Colar as extremidades do pedaço da tampa de sobrou (para a criança não ficar abrindo), cortar a tampa da caixa um pouco mais da metade.
  1. Como brincar: Dê a bola para a criança e deixe-a brincar de colocar a bola para dentro da caixa e tirar. Ensine a criança a colocar a bola pelo buraco e perceber que cairá dentro da caixa.

.




5. CONTAGEM MATEMÁTICA

Objetivo: trabalhar a relação de quantidades com números.

Materiais: 5 rolos de papel higiênico, canudos, hidrocor

Como fazer: Cole um rolinho no outro, escreva os números nos rolos de papel higiênico, coloque sobre a mesa ou se preferir cole um papelão na base.

Como brincar: Peça para a criança identificar o número escrito no rolo, depois oriente para que a ela conte os canudos de acordo com a quantidade adequada no número correspondente e coloque no rolo certo.





E aí vocês gostaram das atividades? São fáceis e simples de fazer e podem ajudar seu filho a aprender conceitos de maneira lúdica e prática. Se você tiver alguma dúvida sobre as atividades ou sugestão para novos textos, basta deixar na área dos comentários.

Siga as redes sociais do blog Inspire-se Mamãe e fique por dentro de muitas dicas e inspirações. Todos os links no banner e aqui abaixo.


Inspire-se Mamãe

Facebook Inspire-se Mamãe

Instagram @inspiresemamae

Beijos e até a próxima!





Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook - Mãespecialista

Siga nosso Instagram - @maespecialista

Siga nosso Pinterest - Mãespecialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário