Cuidados capilares no inverno

Olá pessoal, no inverno nada mais difícil do que cuidar dos cabelos e da pele não é verdade? Eu confesso que sou daquelas que tenho preguiça de hidratar e usar os produtinhos e estou aprendendo muito com um instagram que eu sigo e traz muitas dicas @guriarapunzel.

Por isso, convidei a @guriarapunzel para fazer um post bem mulherzinha porque nós adoramos cabelos bonitos e precisamos cuidar no inverno também. Veja as dicas imperdíveis que ela tem.

Espero que vocês curtam e sigam as dicas. Beijos


Se no inverno tomar banho já é um desafio, manter uma rotina de cuidados capilares pode ser mais difícil ainda, no frio a umidade, o vento e o uso mais constante do secador tendem a danificar ainda mais as madeixas, por isso separamos algumas dicas para ajudar a manter os cabelos lindos e saudáveis.



  • Faça pré shampoo: pré shampoo consiste em usar um condicionador sem silicones e sem petrolatos antes de lavar. É bem simples, você passa uma quantia considerável no comprimento dos fios e deixa agir de 15 a 30 minutos, e depois é só lavar normalmente. Esse tratamento ajuda a proteger os fios das agressões do shampoo e da água, que tende a ser mais quente, você também pode acrescentar algumas gotinhas de óleo 100% vegetal. E para simplificar, algumas dicas de condicionadores liberados para essa técnica: yamasterol (qualquer um), condicionador suave (qualquer um), condicionadores e máscaras kanechom (linha low poo e linha kids), condicionadores lola e co-wash sos bomba salon line, entre outros.

  • Não passe shampoo no comprimento: passe o shampoo somente na raiz e massageie bem, não é necessário passar shampoo e esfregar o comprimento dos fios, isso só danifica e ajuda a promover a quebra, a espuma que escorre do couro cabeludo é suficiente para limpar o fio todo.
  • Lave com água morna e dê um último enxágue com água fria. Essa parte é difícil né? Mas em vez de entrar com tudo em baixo do chuveiro, incline a cabeça para a frente e lave o cabelo primeiro, depois enrole na toalha e siga com o banho quentinho. Ah, a água fria do último enxágue ajuda a selar bem os fios e evitar o frizz.
  • Siga um cronograma capilar, aqui temos um exemplo de um ótimo cronograma para o inverno e deixamos tudo traduzido para vocês.

Os dias não precisam ser exatamente esses da imagem, escolha dias que sejam melhor para você, contanto que deixe 48h de intervalo entre cada etapa.

R -  é a etapa de Reconstrução, reposição de massa.

H - é a etapa de Hidratação, reposição de água.

N e U -  são etapas de Nutrição, reposição de lipídios.

U - umectação e é uma forma de nutrição feita com óleos 100% vegetais.

As etapas do cronograma normalmente são feitas assim: você lava os cabelos (do jeito explicado logo acima), passa uma máscara específica para a etapa do dia, massageia bem a máscara no comprimento do cabelo e deixa agir o tempo indicado na embalagem, depois é só enxaguar, condicionar e finalizar.

Somente a etapa de umectação que é feita de forma diferente, você aplica um óleo 100% vegetal e extra virgem mecha a mecha, e deixa agindo no mínimo 2h e no máximo uma noite inteira, depois é só lavar, condicionar e finalizar.

  • Use sempre leave-ins com proteção térmica antes de usar o secador, no inverno com o aumento da umidade é mais difícil o cabelo secar sozinho, então o protetor térmico ajuda a proteger dos danos do calor que o secador traz. Mas mesmo com os danos que o secador traz, nunca durma com os cabelos molhados, isso pode mofar e trazer fungos para o seu couro cabeludo.
  • Use e abuse dos reparadores de pontas, principalmente antes de sair de casa, eles ajudam a proteger do vento, poeira, poluição e raios solares.

Frio não é desculpa para não deixar os cuidados capilares em dia, mesmo sendo um empecilho, uma última dica que eu dou e faço uso é: usar um aquecedor de ambientes no banheiro, fica quentinho e muito mais fácil de fazer esses processos.

Você gostou das dicas? Eu amei e já estou seguindo tudinho. Se você tem dúvidas, sugestões ou quer deixar algum recado, use a área dos comentários.

Aproveita e segue o instagram @guriarapunzel para acompanhar muitas dicas e informações para manter seus cabelos lindos e sedosos. Clique no banner que você irá direto para o instagram.



Beijos e até a próxima!


Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook - Mãespecialista

Siga nosso Instagram - @maespecialista

3 comentários:

  1. Ótimas dicas. Eu não sabia do pré-shampoo. Fiquei na dúvida: passa antes do banho? com o cabelo seco?
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  2. Que dica bacana. Essa do pre shampoo eu não conhecia. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei as dicas para cuidar dos cabelos. Sempre tive dúvidas sobre como fazer um cronograma capilar e agora conseguir compreender.

    ResponderExcluir