Montessori: O trabalho de vida prática na família

O segredo da felicidade é o trabalho que o homem realiza . Trabalho pode ser qualquer atividade que tenha um objetivo . O homem é o maior trabalhador sobre a terra: através de seu trabalho, transformou a face do mundo em que vivia”  (Maria Montessori – Adyar – Índia , 1948)



Muitas famílias querem estimular a autonomia e a independência em seus filhos porque sabem da importância para o desenvolvimento da criança e de crescimento para a vida, mas não possuem conhecimento nem prática de como fazer. A autonomia é desenvolvida quando a criança é estimulada a "trabalhar" de acordo com sua compreensão de mundo e para isso a família precisa estar preparada para estimular o trabalho de vida prática.

Por isso, convidei a Psicóloga e Psicopedagoga Maria Conceição Nogueira, experiente em Educação Montessori, para dar dicas para todos nós. Ela vai explicar o que é trabalho na visão de Montessori e como estimular a vida prática no ambiente familiar. Vamos lá!

Como desenvolver autonomia segundo Montessori

O objetivo do trabalho que a criança realiza é diferente do adulto, o adulto normalmente escolhe a atividade e realiza de forma mais rápida possível, o adulto trabalha para uma produção eficiente . A criança por outro lado trabalha para dominar a atividade, para aperfeiçoar uma habilidade. Fica dias esfregando um chão e um belo dia aquela atividade não desperta mais interesse, não por preguiça ou qualquer outro motivo, mas sim por que domina a habilidade e vê como objetivo da construção do self na atividade plenamente alcançado.

A criança desde mais tenra idade encontra um enorme prazer nas atividades de Vida Prática, através delas desenvolve a sua auto estima, a segurança , aprende a fazer escolhas inteligentes, tornando física e mentalmente independente e responsável, desenvolvendo o seu autocontrole.

Aprende a se concentrar, para controlar músculos, para se deslocar e agir com cuidado, para analisar com lógica e completar um ciclo de atividade. This lays the groundwork for mental and physical work in all other areas of work, not just in early childhood, but throughout life.

Estas atividades são a base para todas as áreas de aprendizagem, não só na infância, mas na vida.

A participação da família nas atividades de Vida Prática

Montessori divide o trabalho em três aspectos: os cuidados com a pessoa (escovar os dentes, vestir, escolher o que vestir,etc) , o cuidado com o meio ambiente (varrer , espanar, jardinagem,etc) e Graça e cortesia ( o caminhar com cuidado, carregando objetos, pedindo licença , agradecendo e assim por diante).

É o aprender a fazer atividades simples e ao mesmo tempo complexas, atividades que observa a todo o momento na família e que o ajudará a construir a sua participação social entendendo o seu papel de cidadão no mundo.

Atividades de Vida Prática proporciona a coordenação mão – olho, o controle dos grandes e pequenos músculos, a capacidade de andar com controle para agir com boas maneiras. Ajudam a criança a concentrar, aprender ouvir, olhar nos olhos quando falam, expor com ponderação, construindo um homem feliz e adequado ao mundo.

Dicas Práticas

  • Ofereça a criança a oportunidade de realizar sozinha as diferentes atividades de cuidados pessoais para tanto organize seu armário junto com ela , colocando as mudas de roupas classificadas , utilize critérios como por exemplo : roupa de sair , roupa de levar para creche , roupa de ficar em casa ,etc

  • Arrume junto com ela a mochila que vai para escola: coloque um sapato reserva no final da mochila, duas a três mudas de roupas se a criança fica o dia inteiro (camiseta, short ou calça, cueca ou calcinha, meias), e no tempo frio um casaco. Lembre-se na escola é a criança que organiza a mochila e se houver muitas roupas na mochila ela não conseguirá chegar ao final do seu trabalho.

  • Ofereça a criança oportunidade de se lavar, de inicio demonstre como fazer, gradativamente estimule a fazer por si, orientando sempre que observar a necessidade para que realize um bom trabalho.

  • Estimule-o a participar dos afazeres da casa, como dispor a mesa, esticar a cama, etc... isto criará uma responsabilidade.

  • Convide-o preparar o lanche ou qualquer atividade de culinária, ele fará com enorme prazer, preparando-se para vida.

  • Incentive-o a cuidar do meio ambiente, seja o modelo, não jogue lixo nas ruas, cuide dos jardins, poupe água e luz... Isso será um exercício para todos. Um exercício de vida e de ecologia.

  • Exercite a regras de cortesia na família, comece desligando a televisão no horário das refeições, converse com seu filho, agradeça e desculpe-se, etc , lembre-se você é o modelo, portanto fale baixo , não faça aquilo que julgar inadequado ao convívio social .

  • Estimule o zelo pelos seus pertences, seja brinquedo, mobílias, roupa, etc. Não permita que seu filho inutilize qualquer objeto por menor que seja. Isso pode ser o diferencial quando ele for adulto com relação a vida-

  • Estimule ao uso adequado de cada espaço físico : corremos no play, jogamos bola no espaço aberto , comemos na mesa de jantar , etc . Exercício deste tipo ajudam a criança a perceber algumas regras e o comportamento adequado nas diferentes situações sociais.


Experimente, cuide de pequenos detalhes para que no futuro seu filho possa desenvolver a autonomia na sua relação com a vida, que possa fazer escolhas que lhe faça bem , exercendo como dizia Maria Montessori a liberdade no seu sentido pleno.

“Durante toda a minha vida tenho proclamado a necessidade da liberdade de escolha, da independência de pensamento e da dignidade humana. Todavia, entendo que a verdadeira liberdade é aquela interior, que não pode ser ensinada. Não pode nem mesmo ser conquistada. Pode somente ser construída dentro de si, como parte da personalidade e, se isto acontece, não poderá mais ser perdida." (Maria Montessori, New York - 1951)

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

MONTESSORI, Maria - Mente absorvente - Portugalia Editora - 1982

MONTESSORI, Maria. O que você precisa saber sobre seu filho - Portugalia   Editora – 1982

MALLOY , Terry – Montessori e il vostro bambino – Edizioni Opera Nazionale Montessori



Maria Conceição Nogueira


Se você tem dúvidas sobre o assunto, quer dar sugestões de posts ou fazer perguntas para nossa especialista, basta deixar na área de comentários.

Aproveite e siga nossas redes sociais no Facebook/maespecialista e no Instagram/@maespecialista.


Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário