Caixa sensorial com bolinhas de gel artificial

As crianças são exploradoras do ambiente por natureza e desde o nascimento usam seus sentidos para realizar essa tarefa de reconhecimento do ambiente. A caixa sensorial é uma ótima atividade para desenvolvimento dos sentidos através de materiais diversos.

A caixa sensorial pode ser utilizada em todas as idades. O importante é observar os materiais mais adequados para a idade do seu filho para que ele possa explorar de maneira autônoma com supervisão.

caixa-sensorial-com-gel-artificial

Aqui em casa, já fizemos várias caixas sensoriais em diversas fases do desenvolvimento da Beatriz. Dessa vez, fiz com bolinhas de gel artificial que pode ser encontrada em lojas de variedades. Essas bolinhas de gel artificial são normalmente utilizadas para enfeitar vasos de vidro com flores e usadas para decoração. Há variedade de cores, então você pode combinar cores ou usar somente uma.

Bolinhas em gel artificial Bolinhas em gel artificial.

É muito fácil preparar as bolinhas e esse processo já faz parte da atividade com a criança. Escolha uma vasilha que as bolinhas possam ser colocadas e que depois a criança possa usar para explorar com brinquedos.

Coloque o conteúdo da embalagem em um recipiente, adicione 1 litro de água, aguarde de 4 a 6 horas até que o produto se hidrate. O gel pode chegar a até 3 cm de diâmetro.

caixa-sensorial-1

caixa-sensorial-17

Aqui em casa, eu escolhi quatro cores de bolinhas em gel (amarelo, vermelho, azul e verde) e fizemos todas juntas colocando uma a uma na vasilha e depois acrescentando água.

Deixei Beatriz já brincar com as bolinhas dentro da água e ela explorou bastante nesse início de atividade. No outro dia, as bolinhas já hidratadas foram exploradas com brinquedos como panelinhas, colheres, copos, pratos e bonecas (tudo do ambiente de brinquedos dela).

caixa-sensorial-5

caixa-sensorial-12

Foram horas de concentração e exploração sensorial que durou uns quatro dias porque outros amigos vieram brincar também. Foi muito divertido!

Como o produto é baratinho, eu comprei alguns e já deixei guardado para outras oportunidades.


E você, já fez algum tipo de caixa sensorial com seus filhos? Deixe aqui na área dos comentários que materiais você usou e como foi a experiência.


Gostou da nossa dica? Compartilhe indicando nossa dica com a hashtag #dicaMãespecialista.



Beijos e até a próxima <3

Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook - Mãespecialista

Siga nosso Instagram - @maespecialista

8 comentários:

  1. Eu usava essas bolinhas para colocar nos vasos, e confesso adorava ficar brincando com elas, e deixava minha sobrinha tbm e passavamos horas quando ela era pequena e depois fiz isso com o Gui tbm

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro usar essas bolinhas com os bebês na creche!!!É muito divertido...alguns no começo tem um certo receio,mas depois não querem parar!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bárbara, super interessante. Onde você compra as bolinhas? Indica algum site? Procurei aqui na cidade e não achei.

    ResponderExcluir
  4. Que legal essas bolinhas!! Comprei uma vez para deixar umas flores no vaso rs Aqui fiz caixa sensorial com macarrão, terra, gelo, gelatina... :) pedro ama essas experiências!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa ideia. Ótimo para as crianças explorarem

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a ideia. Melhor ainda quando a brincadeira dura algum tempo, é bem explorada e os amigos ainda vêm aproveitar junto. Adorei.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  7. Tatiane Lopes Pereira27 de setembro de 2016 07:10

    Que legal não conhecia essas bolinhas vou procurar! Aqui já Fiz caixa sensorial com gelo, feijão, macarrão e gelatina.

    ResponderExcluir
  8. Caixa sensorial é muito legal né. Eu amo!

    ResponderExcluir