Como escolher o nome do bebê


Olá famílias tudo bem?


A escolha do nome do bebê é algo muito importante e deve ser pensado por toda família nuclear, digo o casal e filhos (se tiver). O nome é um detalhe marcante na vida de qualquer pessoa. Tem casal que já tem nomes escolhidos antes mesmo de engravidar e isso pode facilitar (ou não) quando sabem na notícia do positivo.

E sabemos que tem gosto para tudo! Tem gente que gosta de nomes estrangeiros, nomes compostos, que todos os filhos tenham nomes com a mesma inicial, fazer homenagens à familiares, nomes com letras duplas etc. Eu sou daqueles que gosto de nomes simples, fáceis e com significado forte.

Como escolher nome dos filhos?

De acordo com pesquisa realizada anualmente pela Baby Center, em 2105 os nomes brasileiros mais populares em bebês foram:

Meninas - Alice, Sophia, Júlia, Laura, Isabella

Meninos - Miguel, Arthur, Davi, Pedro, Bernardo

 

Cada um tem uma opinião sobre nomes de filhos, mas deixo aqui cinco pontos de reflexão quando for escolher o nome do seu filho (a):

1-Escolha um nome que não cause vergonha ou humilhação.

2- Cuidado com nomes que possam trazer apelidos maldosos ou humilhantes.

3- Repita em voz alta várias vezes o nome pretendido. Ao ouvir avalie se há sonoridade agradável e fácil de entendimento. A pior coisa é a pessoa ter que ficar soletrando o nome toda vez que precisa se apresentar.

4- Facilite a alfabetização do seu filho e escolha um nome de fácil grafia.

5- Entre em acordo com seu parceiro e filho (se tiver). A opinião da família é sempre importante e o nome do novo membro familiar é sempre uma alegria.



No meu caso, a escolha do nome Beatriz foi meio automática porque sempre gostei desse nome e já havia comentado com o marido. Quando soubemos que era menina, não tivemos dúvidas: Beatriz estava chegando!

Como escolher nome dos filhos?



Agora, no segundo bebê o bate-papo sobre nomes rendeu muitos palpites de familiares, amigos e pacientes. Entre família (marido, filha e eu) já tínhamos enumerado algumas possibilidades, mas sem “bater o martelo”. Quando descobrimos o sexo, refizemos nossa lista e escolhemos o nome. Na verdade, quem bateu o martelo foi a Beatriz escolhendo o nome do irmão.

Nosso bebê é um menino e o nome dele é Lucas.
 

Como escolher nome dos filhos?



E você, como escolheu o nome do seu filho? Quem participou dessa escolha? O que significa o nome do seu filho?



Beijos e até a próxima!


Blog Mãespecialista















Siga nossas redes sociais
Curta nosso Facebook - Mãespecialista
Siga nosso Instagram - @maespecialista
 
Siga nosso Pinterest - Mãespecialista
 

4 comentários:

  1. Eu já sabia o nome desde o começo rsrs sabe quando vem sem planejar e você tem certeza! mas meu marido queria outro rsrs, usamos critérios como falar em voz alta e isso foi o critério de desempate!

    ResponderExcluir
  2. eu sempre sonhei com Beatriz, amava o significado e tinha a certeza que eu teria uma menina e ela se chamaria Beatriz, dito e feito!! Não contava pra ninguém, mas desde o primeiro dia em que soube que eu estava grávida, eu já chamava de Beatriz!!
    Linda a escolha do nome da sua bebê...rsrsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse post. Realmente tem de tudo e as escolhas são pessoais. Aqui chegamos em um acordo após inúmeras listas, e confesso pra vc, acho que o meu bebê que escolheu o nome dele, foi meio que uma inspiração e os dois concordaram ( eu e marido). Um nome que nunca havia estado em nenhuma de nossas listas. Rsss

    ResponderExcluir
  4. Oi Bárbara, a escolha do nome dos filhos é um passo muito, mas muito importante mesmo. É preciso ter uma identificação, uma relação como nome. Mas é muito importante os cinco pontos que você colocou e pensar bem no nome que o ser que amamos tanto vai levar por toda a vida.
    beijis
    Chris

    ResponderExcluir